Transparência na esfera pública interconectada

TRANSPARÊNCIA NA
ESFERA PÚBLICA INTERCONECTADA – Dissertação de Daniela Bezerra da Silva, com orientação do prof. Sérgio Amadeu, disponível em Creative commons


“…A presente pesquisa tem a intenção de abordar o conceito de transparência, advindo do campo da política, considerando a existência de um novo contexto comunicacional, que provoca alterações profundas na esfera pública. Ela tem o objetivo de dar uma resposta ao seguinte problema: como as possibilidades de informação e comunicação inauguradas pelas tecnologias em rede, que transformam diversos aspectos da esfera pública na contemporaneidade, influenciam a questão da transparência?
A percepção de que tais transformações existem se baseia na observação dos fenômenos de uma nova esfera pública, diferente daquela que existia no contexto da mídia de massa. Com a descentralização proporcionada pelas tecnologias da informação da comunicação e pela arquitetura comunicacional em rede, o espaço de discussão dos assuntos de interesse público, onde a informação ganha o potencial de se transformar em poder, sofre profundas alterações, que se refletem em diversas áreas da sociedade e,consequentemente, nos processos políticos.
Trata-se de um período de ressignificação dos processos de decisão coletiva, bem como das instituições e dos atores que, no contexto da esfera pública mediada pela mídia de massa, protagonizavam esses processos. O que muda nessa nova esfera pública, em relação à questão da transparência, é que os fluxos informacionais de interesse público, antes concentrados em algumas instituições, como os governos, por exemplo, agora transpassam a periferia das redes, de forma distribuída e independente –ou pelo menos têm esse potencial.

Esse potencial dos cidadãos controlarem diretamente (em oposição a representativamente) as informações de interesse público impacta na ideia de que cabe às instituições simplesmente permitir que se veja através de suas estruturas. Entender o que isso muda na transparência; e levantar questões sobre como esses novos paradigmas transformam o jeito que a sociedade faz política e, em última instância, a democracia, são ações que fazem parte dos objetivos desta pesquisa.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s