Sugestão para quem quiser trabalhar com Bourdieu


Para quem tem algum interesse na Sociologia de Pierre Bourdieu, fiz um pequeno esboço de abordagem do seu trabalho em Comunidade do Orkut.

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=71489&tid=2595251

Talvez, alguém tenha interesse em desenvolvê-la aqui ou em uma comunidade específica do Bourdieu.

Em minhas aulas estruturo a apresentação de Bourdieu a partir de algumas questões-chave em sua teoria:

1. Há uma teoria da ação em Bourdieu. Ela é a base de sua teoria da prática ou da, também chamada, Economia das trocas simbólicas (influencia de Weber e Mauss)
Há uma crítica aqui ao estruturalismo e ao interacionismo simbólico. Metaforicamente representada pela noção de “jogo” (como “disposições” para o jogo).

2. Há uma teia de questões interligadas ao “habitus”: a noção de espaço social, estilos de vida e o gosto. Há um reflexão sobre os tipos de capitais que circulam no espaço social e a sua noção de “habitus” que tenta resolver a dicotomia sociedade/indivíduo; I/me (Mead), estrutura/ação, sincronia/diacronia etc. A palavra-chave: disposições

3. A noção de campo (investigar a origem com Kurt Lewin e a sua relação com teorias da física que são deslocadas como metáforas para as ciências sociais). Fundamental discussão sobre a “Illusio” e o “habitus”, o discurso e o processo genealógico de sua formação.

4. Uma discussão sobre o discurso e o poder simbólico: o discurso como encontro do habitus com um mercado lingüistico. As noções de competência social para a fala (o senso de oportunidade e de aceitabilidade). Influência de Wittgenstein e Austin, pensar a linguagem em uso, a linguagem como ação.
Quando falamos não somos apenas interpretados. Somos avaliados.
Além disso, o discurso envolve relações de poder: o poder simbólico de fazer coisas com palavras (fazer ver, crer e agir).

5. Outro tópico interessante estaria relacionado a aspectos de sua vida pessoal e acadêmica. Mas devemos sempre lembrar do significado que a “objetivação” tem para Bourdieu. O cuidado de não cairmos em um “narcisismo por procuração”

Anúncios

Um comentário sobre “Sugestão para quem quiser trabalhar com Bourdieu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s