10 de abril – Palestra Ignácio Ramonet e Emir Sader

Instituto Cervantes recebe Ignacio Ramonet e Emir Sader para conferência sobre o tema “Informação, Poder e Democracia”
São Paulo, acontece 10 de abril de 2008

O Instituto Cervantes irá receber no dia 10 de abril, às 19h30, o diretor de Le Monde Diplomatique e fundador das organizações Media Watch Global e ATTAC, Ignacio Ramonet, e o sociólogo, filósofo politólogo pela Universidade de São Paulo, Emir Sader para conversarem sobre o poder dos meios de comunicação frente aos sistemas econômicos, as mudanças que representa o olhar global sobre esse poder, além das possibilidades de atuação especialmente no contexto ibero-americano.

Ramonet se destaca como um dos principais analistas da globalização e do processo de concentração da informação. Tem publicado importantes livros sobre a geopolítica e os meios de comunicação que se transformaram em referências nos debates internacionais. É Catedrático de Teoria da Comunicação na Universidade Denis-Diderot (Paris-VII) e Membro do Conselho Assessor da Telesur, televisão pública de Venezuela. Também foi dos promotores do Fórum Social Mundial. Entre suas obras publicadas no Brasil estão “A tirania da comunicação” (Vozes, 2007), “Fidel Castro: Biografia a duas vozes” (Boitempo, 2006) e “Guerras do Século XXI” (2003, Vozes).

Emir Simão Sader é graduado em Filosofia, mestre em filosofia política e doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo onde atuou como professor, inicialmente de filosofia e posteriormente de ciência política. Atualmente dirige o Laboratório de Políticas Públicas (LPP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde é professor de sociologia. Sader colabora com publicações nacionais e estrangeiras e é membro do conselho editorial do periódico inglês New Left Review. Presidiu a Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS, 1997-1999) e é um dos organizadores do Fórum Social Mundial. É autor de “A Vingança da História” e “Século XX: uma Biografia não Autorizada”, (Boitempo – 2003).

Ciclo Pensar Iberoamérica
O “Ciclo Pensar Iberoamérica” pretende aproximar intelectuais hispano-americanos e brasileiros, abordando diferentes temas relacionados com a integração e o diálogo cultural, político e social ibero-americanos.
Data e horário
Dia 10 de abril às 19h30
Serão distribuídas senhas 1 hora antes do início da palestra

Local
Auditório do Instituto Cervantes
Av. Paulista, 2439

Maiores informações
Fones: 3897 9609 / 3897 9496
E-mail: informasao@cervantes.es
Website: saopaulo.cervantes.es

(transcrito do Portal de Arquitetura e Urbanismo Vitruvirus)
Dica de Daniella Fernandes (minha orientanda no CIP)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s